Uma boa aprendizagem ao longo da vida implica um conjunto de condições importantes. Não falo apenas de oportunidades do contexto, mas sim de atitudes positivas individuais e atributos que podem ser cultivados.
No seu artigo “I learned to believe in me” ,Kirsten Olson (Kappanmagazine.org) refere algumas dessas condições, que passo a resumir.
O que é que os bons aprendentes, as pessoas que usufruem da aprendizagem no seu pleno, têm de especial?
1- Entendem a aprendizagem como um prazer e algo com valor acrescentado nas suas vidas. A aprendizagem é encarada pelos mesmos como um “desafio” que os mesmos abraçam, com determinação e autodisciplina.
2- Sabem que a aprendizagem requer um esforço contínuo e persistência, competências por vezes muitas vezes mais valiosas que as capacidades “inatas” de cada um.
3- Focam-se nas suas qualidades e não nos seus defeitos e insuficiências. Isso não significa que sejam alheios aos últimos, pois a aprendizagem implica resolver problemas e passar patamares de dificuldades.
4- Praticam o “deixar cair” as emoções negativas, não as deixando dominar o seu quadro mental e re-adequam adaptativamente o pensamento face às falhas e insucessos.
5- São bons em resolver problemas e sabem quando pedir ajuda e apoio, quando necessitam.
6- Os bons aprendentes não são definidos apenas pelas notas e avaliações académicas, sabem que a sua aprendizagem vai para além das realizadas nas instituições de ensino. Valorizam a aprendizagem ao longo da vida e em diferentes contextos.
7- Bons aprendentes têm paixões, curiosidade e interesses profundos.
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