O que é que os bons aprendentes têm? As 7 virtudes vitais do aprendente.

abre2

Uma boa aprendizagem ao longo da vida implica um conjunto de condições importantes. Não falo apenas de oportunidades do contexto, mas sim de atitudes positivas individuais e atributos que podem ser cultivados.

No seu artigo “I learned to believe in me” ,Kirsten Olson (Kappanmagazine.org) refere algumas dessas condições, que passo a resumir.

O que é que os bons aprendentes, as pessoas que usufruem da aprendizagem no seu pleno, têm de especial?
1- Entendem a aprendizagem como um prazer e algo com valor acrescentado nas suas vidas. A aprendizagem é encarada pelos mesmos como um “desafio” que os mesmos abraçam, com determinação e autodisciplina.

2- Sabem que a aprendizagem requer um esforço contínuo e persistência, competências por vezes muitas vezes mais valiosas que as capacidades “inatas” de cada um.
3- Focam-se nas suas qualidades e não nos seus defeitos e insuficiências. Isso não significa que sejam alheios aos últimos, pois a aprendizagem implica resolver problemas e passar patamares de dificuldades.

4- Praticam o “deixar cair” as emoções negativas, não as deixando dominar o seu quadro mental e re-adequam adaptativamente o pensamento face às falhas e insucessos.
5- São bons em resolver problemas e sabem quando pedir ajuda e apoio, quando necessitam.

6- Os bons aprendentes não são definidos apenas pelas notas e avaliações académicas, sabem que a sua aprendizagem vai para além das realizadas nas instituições de ensino. Valorizam a aprendizagem ao longo da vida e em diferentes contextos.
7- Bons aprendentes têm paixões, curiosidade e interesses profundos.

Esse post foi publicado em News. Bookmark o link permanente.